Menstruação, TPM, ovulação…As fases do ciclo menstrual podem influenciar seu treino? Sim! Veja o que fazer em cada fase e não deixe que “esses dias” atrapalhem o sua performance.

1ª Fase – Menstrual
(1º ao 5ºdia)

Como nessa fase a produção de estrogênio é baixa, e a mulher está sofrente com o fluxo menstrual e cólicas, o ânimo para treinar geralmente é bem baixo! Aproveitem esse período para os treinos regenerativos. Vale lembrar que especialmente nessa fase, o uso de suplementos a base de estimulantes naturais podem ser bem vindos.

2ª Fase – Pós Menstrual
(6º ao 12º dia)

Nessa fase, há um aumento do estrogênio, e uma maior liberação de noradrenalina que aumentam a motivação, e melhora o desempenho da mulher para as atividades físicas. Vamos fazer força e aproveitar o momento, mulherada!!!

3ª Fase – Ovulatória
(13º ao 15º dia)

Bom meninas, o início dessa fase é marcada por uma leve queda na capacidade de força e coordenação. Vai muito do indivíduo, mas não é necessário diminuir a intensidade dos seus treinos, apenas pegue um pouco mais leve que na fase pós menstrual, ok?

4ªFase-Pós Ovulatório
(16º ao 24º dia)

Meninas, então após uma fase com um leve declínio na capacidade de força e coordenação, na 4ª fase do ciclo menstrual começa se assemelhar muito com a fase pós menstrual, ou seja, mais força e ânimo para treinar. Não poderia ser diferente, com mais velocidade, força e resistência a dica é treinar forte (procure sempre um profissional de Educação Física para orientá-la).

5ª Fase – Pré Menstrual (25º ao 28º dia)

Vamos falar então dessa última fase e para muitas mulheres a mais temida! Durante essa fase ocorre uma drástica queda na concentração do estradiol, com predomínio estrogênico, liberação de adrenalina e cortisol.
Além da queda da serotonina, consequentemente a uma redução do desempenho e aumento da fadiga física e nervosa. Embora os sintomas variem de mulher para mulher, além da queda de energia é comum que nesse período ocorram dores nos seios, aumento da irritabilidade, dores de cabeça, retenção de líquido e prisão de ventre.
Algumas mulheres nessa fase chegam a suspender os treinos outras conseguem treinar. A dica é realmente você perceber como está no dia! Eu sou a favor do treino orientado sempre que possível!

BEIJOS AMORES!


Dra. Paula Leal Pajaro
Endocrinologista
Pós Graduando em Medicina Esportiva

ATENDIMENTOS:

Rua Dr. Soares Romeu, 436 – Ribeirão Preto/SP
(16) 36104889
(16) 31020562

Email para consultas: consultas@paulaleal.com.br

REDES SOCIAIS

Facebook: /drapaulaleal
Instagram: drapaulaleal
Youtube: drapaulaleal

Email para contatos profissionais: contato@paulaleal.com.br

Curta e compartilhe!