Uma receita saudável perfeita para o seu final de semana: Nhoque/ Gnocchi de Cabotiá! Sem glúten, sem lactose! E se substituir o ovo e a manteiga Ghee ele vira um Nhoque Vegano! Vamos conferir?

nhoquecabotia

Gostei muito de ter feito essa receita pois, ela, além de saborosa, pode ser feita em etapas! Então você não precisa gastar muito tempo na cozinha!

Ingredientes:

Massa:

-500g de cabotiá cozido no vapor ou assado (para ele ficar bem sequinho);
-1 xícara de farinha de sorgo (mas pode ser a de arroz integral);
-1 ovo;
-Canela em pó a gosto;
-Noz moscada ralada a gosto;
-Sal rosa e pimenta do reino a gosto.

Molho:

-50g de manteiga Ghee;
-2 dentes de alho picados;
-Punhado de folhas de sálvia fresca;
-Pimenta do reino a gosto.

Preparo:

Massa:

1- Cozinhe a cabotiá até ficar macia e amasse com um garfo. Coloque na geladeira em um pote tampado por, aproximadamente, 1 hora. Mas pode deixar de um dia para o outro.
2- Em um bowl, coloque a cabotiá gelada, o ovo, as especiarias, o sal e a pimenta. Misture bem. Vá adicionando a farinha aos poucos e misturando com as  mãos até obter uma massa que quase não grude nas mãos (ela fica um pouco pegajosinha sim! Mas não adicione mais farinha!).

Obs.: a quantidade da farinha vai depender de quão úmida estará sua cabotiá! Talvez não precise usar a medida toda!

3- Molde o nhoque da forma que preferir, eu fiz uns “retângulos” de aproximadamente 2cm. E vá acomodando em uma assadeira sem amontoá-los!
4- Testei duas formas de cozimento: a primeira foi no forno, por aproximadamente 10 minutos a 180 graus. Ficou bom, masssss ficou com sabor residual de farinha. E a outra forma foi a convencional: panela com água fervendo, esse ficou muito melhor! Coloque bastante água em uma panela, quando ferver, adicione os nhoques em etapas. Assim que eles subirem para a superfície é só retirá-los com a ajuda de uma escumadeira. Reserve!

Molho:

Em uma frigideira pré aquecida, coloque a manteiga Ghee. Quando ela estiver totalmente derretida, abaixe o fogo, adicione o alho e deixe por 30 segundos. Acrescente a sálvia, a pimenta, mexa bem e adicione os nhoques. Misture tudo e sirva imediatamente!

Vocês irão se surpreender com o sabor e a textura!

VEGANO:

Para tornar seu nhoque vegano, substitua o ovo da massa por duas colheres de sopa de azeite e a manteiga Ghee pela mesma medida de azeite!

E já sabem!! Quem fizer, marca a gente nas redes sociais para repostarmos a foto!

Meeega Beijo!

Curta e compartilhe!