Índice Glicêmico: Tudo o que você precisa saber sobre o assunto

Índice Glicêmico. Termo tão comentado, discutido e gerador de polêmicas quando o assunto é nutrição. Afinal, o que é isso?

O termo Índice Glicêmico (IG) sempre está acompanhado de carboidratos. De forma bem simplista, todo carboidrato que consumimos é transformado em açúcar pelo nosso sistema digestório para poder ser absorvido e entrar na corrente sanguínea.

Quando falamos do IG estamos nos referindo a velocidade que tudo isso aconteceu, ou seja, desde o momento em que consumimos o alimento e o quão rapidamente ele entrará no nosso sangue na forma de açúcar. Se um carboidrato for rapidamente absorvido dizemos que possui um IG Alto, caso for lentamente absorvido, possui um IG Baixo. Mas o que isso importa?

IG

Para entender sobre isso temos que falar um pouco de fisiologia, mas tentarei ser bem sucinto, sem complicações. Toda vez que um açúcar entra no sangue, nossa glicemia se eleva. Para que isso seja regulado e a glicemia retorne aos valores normais, o Pâncreas produz um hormônio chamado Insulina, que tem a capacidade de retirar o açúcar do sangue, mantendo o equilíbrio.

indice glicemico baixoA grande sacada do IG é justamente entender sobre a insulina. Em quase todo o tempo (há exceções) nós não queremos estimular a produção de insulina pelo pâncreas, nós devemos manter os níveis de insulina bem baixinha, no mínimo possível. Isso otimiza o emagrecimento, queima de gordura, biogênese mitocondrial, reduz inflamação e a produção de radicais livres etc.

tapioca indice glicemicoSempre que consumimos alimentos com IG Alto, nosso corpo produz quantidades maiores de insulina que pode favorecer ganho de peso e acúmulo de gordura, principalmente na região abdominal que possui células de gordura mais sensíveis a ação da insulina.

gorduraabdominal

Deixo aqui uma tabela de referência com alguns alimentos e seu IG. Lembrando que existem várias tabelas sobre isso e os valores podem variar entre uma e outra. Existem basicamente 3 classes:

  • Alto IG ≥ 70;
  • Médio IG: 51 a 69;
  • Baixo IG: < 50.

tabela-de-indice-glicêmico

Lembre-se que o IG não deve ser a única coisa a ser considerada na escolha dos alimentos, até porque ele pode ser facilmente modulado com algumas estratégias que o Nutricionista utiliza. Procure um Nutricionista para orientá-lo.

Segue o vídeo de uma entrevista sobre Índice Glicêmico ao Espaço Gourmet do SBT:

Gostou do texto? Tem algum assunto que gostaria de saber mais? Deixe suas sugestões!


Ramon R. Nicotari
Nutricionista CRN 31139

CONSULTAS
Celular / WhatsApp: +55 (16) 99241-9663
email: ramon.rrn@gmail.com

Facebook: /ramonnicotarinutricionista
Instagram: @ramonnicotari
Snapchat: ramonnicotari

Curta e compartilhe!

Anteriores

Manteiga Ghee: preparo e benefícios – Espaço Gourmet SBT

Próximo

Nhoque de Cabotiá com Especiarias

2 Comentários

  1. Bia.Fit

    Ótimoooo texto! ;-D
    Fale também sobre “carga glicêmica” dos alimentos

    Bj

Deixe uma resposta

Tecnologia WordPress Por Américo Fabrício

error: Content is protected !!