Que dormir bem é importante, todos nós sabemos. Mas você sabe dizer o quanto ele pode interferir no seu emagrecimento, na fome tresloucada e até mesmo na dificuldade em ganhar massa magra ou na terrível possibilidade de perdê-la? Confiram a importância do sono!

sonoemagrece Fato 1 uma boa noite de sono, de aproximadamente 8 horas, faz com que o corpo queime mais gorduras e menos massa magra em quando comparada a uma noite mal dormida;

 Fato 2 o sono de má qualidade faz com que sintamos mais fome durante o dia, estimulando a ingesta de mais calorias;

sonoobesidadeFato 3 pessoas mais gordas têm uma qualidade de sono mais baixa e isso é mais evidente em mulheres que homens;

Bem, acho que o que foi dito não é muita novidade para a maioria, não é?

Vamos a fatos científicos:

Um estudo da universidade de Chicago acompanhou 10 pessoas acima do peso. O grupo foi submetido a  uma alimentação para perder peso onde a quantidade calórica ingerida foi de 90% das calorias necessárias por dia para manter o peso. O grupo foi estudado 2 vezes, durante dois períodos de 14 dias. No primeiro período essas pessoas dormiram 8,5 horas e no segundo período de 14 dias, 5,5 horas.

O número de calorias foi o mesmo para as duas fases. Nos dois períodos a perda de peso total foi a mesma.

Ué! Será que o sono então não afeta a perda de peso? Calma…

Percebeu-se que quando as pessoas dormiram 8,5 horas, 50% do peso perdido foi de gordura e o restante massa magra. Mas quando dormiram 5,5 horas somente  30% do peso foi gordura, e o resto foi de massa magra!

Girl eating spaghetti at table --- Image by © Jean Michel Foujols/zefa/Corbis

Além do mais, mostrou-se que quando você não dorme o suficiente, os níveis de leptina (hormônio produzido pelas celulas de gordura que leva a saciedade) caem e você conclui que fica mais difícil se saciar. Por outro lado há aumento do seu antagonista, a grelina (hormônio que reduz o gasto calórico e aumenta a fome) sobe. Você já sabe o que acontece, né? Sobe a fome e reduz o gasto calórico…

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Enfim, a falta de sono: aumenta apetite, faz você gastar menos calorias, queimar mais massa magra e menos gordura! Péssimo isso hein?

Por isso, temos todos motivos para dormir bem. A criança que precisa crescer, a mulher ou homem que quer se manter mais jovem (lembre-se da produção noturna de HGH!), o obeso que quer emagrecer e, nós, marombas, que queremos poupar nossos músculos, tão arduamente conquistados nas salas de musculação, não é? 🙂

dormirbem

Por isso, pense bem antes de sacrificar seu sono, em quantidade e qualidade, e esteja preparado para pagar o preço!

Bom dia de treino, marombas, e tenham uma noite de sono anabolizante daquelas!

Gostou do texto? Tem algum assunto que gostaria de saber mais? Deixe suas sugestões!

Dra. Paula Leal Pajaro
Endocrinologista
Pós Graduando em Medicina Esportiva

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