Olá meus amores, tudo bem? No último post sobre os anticoncepcionais, falei um pouco sobre suas principais características. O que fazer quando se nota queda na concentração de testosterona livre ou fração ativa ocasionando redução de libido, dificuldade de perder gordura e/ou ganhar massa magra?

Anticoncepcional-Ah, manda parar logo com essa porcaria!

Masss, a coisa não é tão simples assim! Estamos falando de mulheres com vida sexual ativa, mulheres cujos maridos nem sempre aceitam o uso de preservativo (sim, isso existe!!!), mulheres com quadros de endometriose grave ou fluxo menstrual muito alto que leva inclusive a quadros de anemia, mulheres com acne androgenética grave ou simplesmente mulheres que não toleram menstruar.

Sabiam que algumas mulheres tem enxaquecas fortíssimas e até crises convulsivas em seus períodos pré ou menstruais e, para as quais, a contracepção é muito indicada?

Então, o que fazer?

Analisar cada quadro individualmente, ora essa! Se o parceiro aceita o uso da camisinha e a mulher topa parar a pílula para melhorar os sintomas de hipoandrogenismo, ótimo! Se não, vamos dar soluções! Existem, hoje em dia, pílulas de última geração, uma inclusive até chamada de pílula natural que contém em sua composição progesterona acetato de nomegestrol, com o estrogênio 17B-estradiol, hormônios que são naturalmente produzidos pelas mulheres, e o que eu percebo é que as mulheres que a usam normalmente não tem queda em seus níveis de testosterona.

Hormonal and Copper IUD.

Normalmente, as pílulas contendo apenas progesterona reduzem MENOS a SHBG, por isso o DIU Mirena muitas vezes é indicado também. O DIU de cobre é uma alternativa, porém, nem toda mulher se adapta, principalmente aquelas que necessitam controlar o volume menstrual ou sofrem muuuuuito com cólicas!

O implante de progestágeno também poderia ser uma opção!

implante

Só tem dois casos onde eu desencorajo o uso de contraceptivo hormonal que é na fumante e na mulher que tem antecedentes de perigotromboembolismo ou casos de trombose em parentes próximos – aí eu, sinceramente, tenho medo! Porque ter um AVC ou uma trombose pode matar ou deixar graves sequelas, mas a testosterona baixa tem como a gente manejar, né?

Temos que ter muito bom senso ao orientar mulheres jovens até porque não conhecemos sua vida íntima e simplesmente falar “PARE DE USAR PÍLULA” é algo de extrema responsabilidade! Vivemos em um país onde ainda o número de gestações indesejadas e mães solteiras e jovens é muito grande e penso que interferir de modo tão simplista nesta cadeia é algo no mínimo irresponsável!

BEIJOS AMORES!


Dra. Paula Leal Pajaro
Endocrinologista
Pós Graduando em Medicina Esportiva

ATENDIMENTOS:

Rua Dr. Soares Romeu, 436 – Ribeirão Preto/SP
(16) 36104889
(16) 31020562

Email para consultas: consultas@paulaleal.com.br

REDES SOCIAIS

Facebook: /drapaulaleal
Instagram: drapaulaleal
Youtube: drapaulaleal

Email para contatos profissionais: contato@paulaleal.com.br

Curta e compartilhe!