Alogamento e Hipertrofia

Flexibilidade é importante para vários esportes, incluindo o pessoal que malha em academia.
Se executarmos uma atividade sem a flexibilidade necessária para tal, utilizaremos mecanismos compensatórios para alcançar o movimento desejado aumentando assim as chances de lesões.

20151130060047

encurtamento4É fácil demonstrar a importância da amplitude normal de movimento utilizando um exemplo extremo: Imagine uma pessoa que estava com gesso no braço. Esse braço perdeu muita massa muscular e não se movimenta de forma completa. Nesse caso, recupera-se o movimento primeiramente para depois focar no ganho de força.
Também temos outra situação na academia:  A flexibilidade existe, mas a pessoa não a utiliza, então a hipertrofia não vem de maneira correta. Isso é comumente observado naqueles que vão fazer supino e não descem a barra até o peito ou que não agacham o quanto devem no treino de pernas.alongamento2
Para o pessoal da academia esses conceitos devem ser levados em consideração. Apesar de o foco de muitos ser apenas o aumento de massa muscular, isso deve ser feito de forma equilibrada, mantendo uma característica de flexibilidade dentro dos padrões de normalidade, onde muitas vezes isso passa desapercebido aumentando o risco de lesões.  É comum observarmos pessoas que dão mais atenção ao volume do bíceps e que já nem se lembram a quanto tempo não conseguem mais coçar as costas.
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Musculação não torna ninguém duro. Isso é causado por outros fatores como desequilíbrio do tipo de treinamento, ou seja, treino errado.
Quando o foco passa a ser apenas nos músculos que “aparecem” mais que outros na frente do espelho, isso pode gerar uma redução no movimento funcional, aumentando assim o risco de lesões por falta de amplitude de movimento funcional.

 

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Leonardo Dias
Fisioterapeuta – CREFITO3 84509F

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2 Comentários

  1. Regina

    Ótimo tópico abordado, recentemente tive uma grave lesão no ombro por causa de treinamento mal orientado.

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